Instalação do Agente Fusioninventory em MacOS e Linux

Instalação do Agente Fusioninventory em MacOS e Linux
fusioninstall Verdanadesk

Compartilhe esse post

Faça de forma rápida e e fácil a instalação do Agente Fusioninventory em sistemas MacOS, CentOS, Debian e Ubuntu com o script de automação da Verdanatech e garanta o correto inventário da sua Empresa e de seus Cliente. Pensou GLPi, pensou Verdanatech!

Hoje sairemos um pouco da área de Gestão e daremos um volta pela Operação. Te convidamos a arregaçar as mangas com este artigo ensinando o #pulo da #gataVerde para a Instalação do Agente Fusioninventory em sistemas Unix-LIKE como MacOS e os deliciosos sabores que temos de Linux.

Motivação para o projeto (Instalação do Agente Fusioninventory em MacOS e Linux)

Embora o Agente do Fusioninventory esteja disponível para várias plataformas, muitos usuários possuem dificuldades em instalá-lo em sistemas GNU/Linux e MacOS, limitando seu uso a apenas sistemas como Windows.

Por vezes, estes profissionais perdem a oportunidade de cumprir com as diretrizes estabelecidas pelo Gerenciamento de Ativos das Empresas que trabalham ou suportam por conta desta dificuldade.

Alinhada aos objetivos estratégicos da Verdanatech e seu compromisso em fomentar o uso de Softaware Livre no Brasil e América Latina, escrevemos este pequeno artigo e mantemos a solução constantemente atualizada para apoiar nossos Clientes e Comunidade de usuários GLPi a darem o #proximoPasso e, assim, evoluir cada dia mais suas Centrais de Serviço.

O Agent Fusioninventory

O Fusioninventory-Agent trata-se de um aplicativo de código fonte aberto e de livre distribuição que pode ser utilizado em conjunto com o sistema GLPi para realizar o inventário de ativos de um parque de informática.

Com o Fusioninventory torna possível aos administradores de rede inventariarem os seguintes itens:

  • Computadores (desktops, servidores, máquinas virtuais…)
  • Ativos de Rede
  • Impressoras e
  • Telefones Android
Instalação do Agente Fusioninventory em MacOS e Linux
Inventário de Computador com o fusioninventory – verdanatech

A respeito dos computadores, que é o foco deste post, podemos inventariar suas configurações de hardware, softwares instalados, dentre outras coisas.

Instalação do Agente Fusioninventory em MacOS e Linux
Inventário de Ativos de Rede com o fusioninventory – verdanatech

No que tange Ativos de Rede, podemos coletar informações como número de série, tráfego em portas, taxa de erros em Quadros Ethernet, além de mapear automaticamente, qual ativo está em cada porta (no caso de um switch, router ou access point).

Com impressoras, é possível pegarmos até o contador de páginas do equipamento. Sem contar é claro, itens como portas de rede, nível de cartuchos dentre outras coisas importantes para nos auxiliar na gestão do parque de impressão.

De forma simples e objetiva, podemos dizer que o fusioninventory, se bem implantado, facilita nossa vida na administração do ambiente de TI, sobrando mais tempo para que nós possamos investir em coisas mais importantes – atividades de alto nível.

Instalar o Agente Fusioninventory em sistemas Linux e MacOS

Mas, claro que veio aqui para saber como proceder. Então, hora de executar!

Colocaremos a seguir, as instruções para instalar o fusioninventory-agent em sistemas GNU/Linux e MacOS.

Abaixo temos uma lista dos sistemas homologados até o momento:

  • MACOS
  • debian 10, 9, 8
  • CentOS 7
  • RedHat 8.1
  • Ubuntu 16.04, 16.10, 17.04, 17.10, 18.04, 18.10, 19.04, 19.10, 20.04, 20.10

Procedimento de Instalação do Fusioninventory-Agent

Se seu sistema estiver na lista anterior de sistemas suportados, bastará se tornar o usuário root no terminal e digitar os seguintes comandos:

# Baixa o script de instalação
curl -sSL https://raw.githubusercontent.com/verdanatech/scripts/master/fusioninstall.sh -o fusioninstall.sh

# Executa script baixado
bash fusioninstall.sh

Com estes comandos, o instalador será baixado (linha 1) e iniciará sua execução (linha 2). Então, ele fará algumas perguntas durante o processo de configuração do seu ambiente.

A primeira pergunta será:

Qual a URL do seu sistema GLPi?

Inserção da URL GLPi para o Fusioninventory-Agent

Aqui, você apenas digitar o endereço de acesso ao seu sistema GLPi.

Caso você seja um Cliente Verdanadesk com GLPi na modalidade SaaS, basta digitar “https://suaInstancia.verdanadesk.com“. Caso não seja e tenha dúvidas, você deve procurar o Administrador GLPi para buscar essa informação.

A segunda questão da instalação é:

Qual a TAG?

Inserção de TAG do Fusioninventory-Agent

A terceira questão é:

Quais endereços IPs são confiáveis para forçar o inventário remotamente?

Caso não faça ideia do que estamos falando, coloque apenas “127.0.0.1/32” e siga. Ou, contate a gente via comercial@verdanatech.com para podermos apoiar e profissionalizar sua Central de Serviços.

Por fim, seu ativo estará com o Fusioninventory devidamente instalado e funcionando. Em alguns minutos o seu ativo já deverá aparecer na sua instância GLPi.

Esperamos que tenha curtido e que este script te auxilie a dar o #proximoPasso na gestão da sua Central de Serviços!

Você pode se interessar pelo nosso Webinar sobre Gerenciamento de Ativos:

Deixe o seu comentário

Quer receber nossas atualizações com conteúdos exclusivos?

Deixe seu contato

Mais artigos para você explorar

A nova interface do GLPi 10
GLPi 10

Perdendo o medo do GLPi 10: A nova Interface

Conheça em detalhes as principais novidades e diferenças na interface gráfica do GLPi 10.0 em comparação com a verão 9.5 e anteriores para te deixar mais tranquilo com o processo de atualização e mudança do sistema, além de alguns detalhes sobre os plugins da Verdanatech presente em todas as instâncias Verdanadesk.

Como instalar o Grafana
GLPI

Como instalar o Grafana

Aprenda com este novo #pulo da #gataVerde como instalar o Grafana, um dos visualizadores de dados opensource mais usados e eficiente do mundo.
Post atualizo com correção de BUG de segurança. Recomendamos a atualização URGENTE em ambientes de produção.