Instalação do GLPi Agent em Massa

Instalação do GLPi agent em massa

Compartilhe esse post

Aprenda como funciona o GLPi ou Fusioninventotry Agent e faça a instalação do GLPi Agent em massa via GPO em sua rede.

Neste post apresentamos um pacote criado pela #gataVerde especialmente para você que é Cliente, Parceiro ou da Comunidade. Este pacote vai lhe permitir a instalação do GLPi Agent em massa via GPO com algumas facilidades construídas por nós.

Fusioninventory ou GLPi Agent

Com o lançamento do GLPi 10, foi lançado também o GLPi Inventory nativo.

O GLPi Inventory, na verdade, pode ser visto como um fork do Projeto Fusioninventory, onde foram inseridos no CORE do sistema GLPi os códigos do Plugin Fusioninventory, claro que com algumas melhorias providos pela Teclib, para viabilizar o inventário de computadores diretamente sem necessidade de uso de um Plugin.

Em tese, isso nos trás algumas vantagens como, por exemplo, não precisarmos de um Plugin para realizar o inventário de máquinas por meio do uso de Agentes de inventário.

Diagrama de comunicação Agente/Gerente de inventário

Outra vantagem é que ainda podemos usufruir, pelo menos por enquanto, é a compatibilidade entre os agentes do Fusioninventory e do GLPi. Como ambos compartilham do mesmo DNA em seu código, tanto do lado agente quanto do lado servidor, podemos usar ambos os agentes para inventariar nossos ativos.

A decisão quanto a qual Agente ou Gerente utilizar, cabe agora ao Administrador do ambiente, tendo em vista que, mesmo tendo este recurso nativo no sistema GLPi, a equipe do Fusioninventory continua com seu trabalho em manter o Plugin, assim como o fez ao longo dos últimos anos.

Baixe o Plugin Fusioninventory para GLPi 10 AQUI!

Como instalar o Agent GLPi em massa

Da mesma forma como fez com o Fusioninventory-agent, a equipe da Teclib também usou um velho conhecido nosso, o arquivo VBS disponibilizado pela equipe do Fusioninventory para distribuição do pacote em redes Microsoft Windows.

Foi então feito um fork deste arquivo para que possamos usá-lo para instalar o agente GLPi nas estações de trabalho sem problema algum.

Pacote Verdanadesk GLPi Agent

Como parte de nossa missão é gerar conteúdo e facilidades para nossos Clientes e Parceiros, a Verdanatech criou um pacote completo com o GLPi Agent, o arquivo de distribuição do agente em rede (arquivo VBS) e adicionou a este item, o tempero da #gataVerde.

Neste caso, o tempero foi:

  • um pequeno arquivo de instrução de uso e configuração,
  • um arquivo BAT que criamos para facilitar a utilização deste recurso e suporte ao gerenciamento de mudanças. Afinal, todo e qualquer item que criamos deve ter uma interface facilmente suportável para responder a mudanças. Assim o esforço sempre será menor

A ideia principal é gerar facilidade e centralizar a informação para nossa rede de Clientes e Parceiros. Porém, em votação em nosso comitê administrativo, foi unânime o desejo de compartilhamento do processo para que toda a comunidade de usuários do GLPi possa se beneficiar deste recurso.

Baixe aqui o Pacote de Instalação!

Do conteúdo do vídeo

No vídeo apresentamos todo conhecimento básico que você deve entender sobre a comunicação entre o agente de inventário, seja ele o GLPi Agent ou o Fusioninventory Agent, bem como a similaridade entre eles e como ambos podem ser utilizados tanto com GLPi 9 ou GLPi 10 sem qualquer problema.

Também foram apresentadas características imprescindíveis para a criação da GPO e publicação dos Agentes em massa na rede.

Conclusão

Por enquanto, entendemos que podemos continuar usando o projeto Fusioninventory, assim como também podemos decidir migrar para o GLPi inventory sem grandes diferenças no processo e seus benefícios, assim como apresentado no vídeo.

Cabe agora a cada administrador avaliar e tomar sua própria decisão sobre este tema!

Minhas desculpas

Como autor deste post, peço licença para falar em primeira pessoa e pedir encarecidamente desculpas pelas tosses oriundas da COVID-19 que me pegou essa semana. E como amigo, peço que continuem se cuidando nesta falsa “pós pandemia”. Passei mais de 2 anos com todos os cuidados. Mas bastou 1 mês de guarda baixa para me infectar.

Graças a Deus, tive apenas uma gripe estranha. Uma inflamação muito forte na garganta e 2 dias de febre. Agora, é só a tosse para me livrar com o tempo!

Cuide de você, sua família e amigos. Grande abraço, paz e sucesso!

Deixe o seu comentário

Quer receber nossas atualizações com conteúdos exclusivos?

Deixe seu contato

Mais artigos para você explorar

Como instalar o Grafana
GLPI

Como instalar o Grafana

Aprenda com este novo #pulo da #gataVerde como instalar o Grafana, um dos visualizadores de dados opensource mais usados e eficiente do mundo.
Post atualizo com correção de BUG de segurança. Recomendamos a atualização URGENTE em ambientes de produção.

GLPI

Como instalar GLPi 10

Aprenda de forma rápida e direta a instalar o GLPi 10 em um GNU/Linux Debian 11. Recentemente foi liberada pela Teclib a nova versão do GLPi, a 10. Veja nosso artigo e aprenda a sair na frente.