Integração de IoT e GLPI: um caso de uso simples

Integração do GLPi com IoT

Compartilhe esse post

Integração IoT e GLPI: solução simples e eficaz para abertura de chamados na sala de reunião criada pela Verdanateh.

A Internet das Coisas (IoT) é uma realidade cada vez mais presente em nossos ambientes. Porém, ainda há muito pouco investimento na integração destes itens com Centrais de Serviços, seja em TI ou em outras áreas de atendimento. e assim temos a oportunidade de realizar a integração de IoT e GLPI

Este artigo apresenta um caso de uso simples que criamos em parceria com a Gerência de TI do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) para resolver uma dor dos usuários de sua Central de Atendimento. O projeto ainda se trata de uma POC (prova de conceito) que, se aprovado, então será reproduzido para novas localidades.

O valor está na resolução da dor do Cliente

Em nossa cultura, A Verdanatech coloca o Cliente no centro das atenções ao desenvolver processos e produtos que agregam valor.

O CESAR, sendo um cliente Verdanadesk, nos procuraram para apoiar na criação da solução de um problema. Foi um pedido simples, direto e totalmente focado em melhorar uma experiência específica de seus usuários:

Abrir o chamado na sala de reunião apertando apenas 1 botão.

A Integração de IoT e GLPI permitiria que usuários em reunião acionem a Central de Serviços de forma facilitada.

Começando de onde está chega mais rápido

Incumbidos de ajudar no cumprimento da missão de nosso parceiro em tornar a vida de seus Usuários mais ágil, apresentamos um pequeno dispositivo montado para a apresentação no HDI eXperience 2023 que já realizava a integração de IoT e GLPI.

Um dispositivo simples criado no laboratório IoT da Verdanatech.

A colaboração nos levou mais adiante

Claro que a solução não foi desenvolvida da noite para o dia.

Houve muito trabalho que antecedeu o momento para permitir a criação de uma de uma pequena caixa impressa em 3D com PLA (termoplástico biodegradável de origem natural e de fontes renováveis, como amido de milho ou cana-de-açúcar), com uma placa espressif8266 (microcontrolador de baixo custo e baixo consumo de energia que integram capacidades de Wi-Fi) conectada à Central de Atendimentos.

Profissionais da Verdanatech e do CESAR, pessoas apaixonadas pelo que fazem. Integração de IoT e GLPI

A integração entre o dispositivo físico e a Central de Atendimento foi garantida por meio da biblioteca glpi_esp8266, criada e liberada como Software Livre sob a licença GPL versão 3 pela Verdanatech num projeto em parceria com o Softex Pernambuco.

Para interessados em replicar o projeto ou mesmo inovar em suas centrais de atendimento, a biblioteca está homologada e disponível nos repositórios oficiais da IDE Arduino para que seja simples sua instalação e uso.

Integração de IoT e GLPI com glpi_esp8266

Estar envolvido com comunidade do GLPi, Arduino e o ecossistema de TI em Pernambuco proporcionou a Verdanatech dar este próximo passo e ainda retribuir de alguma forma isso à comunidade de usuários GLPi.

Consistência holística do trabalho

Sendo o GLPi e Arduino conhecidos como soluções excelentes e de software aberto, este foi também o objetivo da produção da biblioteca glpi_esp8266.

Todo ecossistema criado por Verdanadesk é suportado pelas melhores ferramentas de código aberto existentes hoje no mercado. Logo, a ideia final foi criarmos um produto que também pudesse ser acessível por todos que desejassem integrar suas Centrais de Atendimento à Internet das Coisas.

Se não for simples, talvez não funcione

Nos esforçamos para cumprir a demanda que nos fora passada da forma mais simples possível. O objetivo era claro e, por se tratar de uma POC, fizemos questão de atender a esta demanda o mais rápido possível.

A solução então, funciona da seguinte maneira:

Caso esteja ocorrendo uma reunião na sala e alguma demanda ocorra, os usuários poderão abrir um chamado de uma forma direta, pressionando um dos 3 botões presentes no dispositivo.

As cores de cada botão simbolizam a prioridade da necessidade do usuário, alternando entre Baixa (verde), Média (amarelo) e Alta (vermelho).

Integração de IoT e GLPI

Ao pressionar um destes botões, o chamado é registrado diretamente na Central de Atendimento, passando por um fluxo de regras já definidos internamente no sistema de chamados e, por fim, chegando até a equipe de atendimento para que possam dar a devida tratativa de acordo com seus processos internos.

Conclusão? Otimizar a integração de IoT e GLPi é o próximo passo

Como se trata de uma POC, resta agora acompanhar a adesão dos usuários e suas opiniões sobre oportunidades de melhorias, tando deste projeto como também para novas possibilidades de integrações e aplicações de IoT com a Central de Atendimento.

Se desejar discutir mais detalhes sobre essa inovação ou explorar como ela pode ser personalizada para atender às necessidades específicas da sua empresa, ficamos à disposição.

Agradecemos ao pessoal de TI do CESAR pela confiança, bem como a equipe da Softex Pernambuco que trabalhou conosco no projeto IoT glpi_esp8266, sem o apoio de vocês, nada disse seria possível.

Deixe o seu comentário

Quer receber nossas atualizações com conteúdos exclusivos?

Deixe seu contato

Mais artigos para você explorar

Como instalar o Grafana
GLPI

Como instalar o Grafana

Aprenda com este novo #pulo da #gataVerde como instalar o Grafana, um dos visualizadores de dados opensource mais usados e eficiente do mundo.
Post atualizo com correção de BUG de segurança. Recomendamos a atualização URGENTE em ambientes de produção.