Integrando Zabbix, Glpi e Telegram

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Aprenda a instalar o Zabbix, GLPi e integrá-los ao Telegram.

O Verdanatech integraGZ tem como objetivo facilitar a tarefa de instalação e integração dos sistemas GLPi,  Zabbix e Telegram, realizando a tarefa de forma totalmente automatizada, provendo a integração entre os sistemas e permitindo que você mantenha o foco apenas na utilização dessas ferramentas.

Detalhes da solução

Com o Verdanatech integraGZ 2.2.1 é possível:

  • instalar o GLPi em sistemas GNU/Linux CentOS 7 e Debian 9 (o suporte a Debian 8 foi descontinuado),
  • instalar o Zabbix em sistemas GNU/Linux CentOS 7 e Debian 9 (o suporte a Debian 8 foi descontinuado),
  • fazer a integração entre os sistemas, de forma que o Zabbix passe a abrir chamados no GLPi automaticamente
  • enviar notificações do zabbix para o telegram

NOTA: É importante salientar que, caso já tenha um ambiente em produção, é possível realizar apenas a integração entre os sistemas sem a necessidade de uma reinstalação por completo de qualquer um dos sistemas.  Também não é preciso que os sistemas estejam no mesmo servidor ou na mesma rede para que a integração funcione, desde que estes se enxerguem e, no caso de uso do telegram, que possua acesso a internet.

verdanatech integragz glpi

Integrando Zabbix, GLPi e Telegram

A integração é feita por meio de scipts desenvolvidos pela Verdanatech Soluções em TI que realizam o consumo da API (Application Programming Interface) do sistema GLPi para que o sistema Zabbix possa  realizar a abertura de tickets de forma automática para a Central de Serviços, automatizando o processo de Gerenciamento de Eventos.  O resultado disso é a redução do tempo de indisponibilidade dos serviços de TI entregues aos Clientes dos ambientes gerenciados e agregação de maior valor pelo centro de suporte.

Outro grande benefício da solução, já citado, é a possibilidade de envio imediato da informação de incidentes no ambiente por meio do software de mensagem instantânea Telegram. Caso você ainda não utilize o Telegram, basta entendê-lo como um “Whatsapp” bem mais inteligente. Isso torna possível a alocação dos profissionais em Grupos, sendo estes comunicados sobre os eventos em tempo real. Novamente promovendo a redução do tempo de indisponibilidade dos serviços entregues.

Como instalar o GLPi

O GLPi, como apresentado em outro post aqui do blog, trata-se de um sistema para auxiliar o gerenciamento de serviços de TI e habilitar a função da Central de Serviços.

O sistema é todo desenvolvido em tecnologia WEB, ou seja, para funcionar por meio de navegadores de internet (web browsers) do lado cliente. Com isso, temos então a necessidade de termos um sistema operacional instalado com um servidor WEB e Banco de Dados (MariaDB/MySQL) e PHP.

A preparação do ambiente tende a exigir um certo nível de conhecimento técnico, o que muitas vezes inviabiliza a utilização por parte de gestores que desejam conhecer a ferramenta e avaliar a possibilidade de implantá-la em produção. Como medida de contorno, a Verdanatech criou o Verdanatech integraGZ, que realiza toda a instalação do ambiente de forma automática, necessitando apenas de um sistema GNU/Linux CentOS 7 ou Debian 9 básicos (sem nenhum recurso/software adicional requerido)  instalados.

O Verdanatech integraGZ permite a instalação do sistema GLPi por completo através da opção 2 (GLPi and Plugins) de seu instalador.

Com esta opção será instalado o sistema GLPi em sua versão mais atual e estável, bem como uma série de plugins para a plataforma, estendendo a capacidade de uso do sistema GLPi e permitindo uma melhor experiência para o usuário final.

Como instalar o Zabbix

O Zabbix trata-se de um poderoso Sistema de Gerenciamento de Redes (NMS – Network Management System). Com sua utilização podemos automatizar o processo de gerenciamento de eventos e detecção de incidentes, podendo resolver problemas antes mesmo que os usuários e clientes o percebam.

Sua arquitetura funcional é um tanto mais complexa que o GLPi e exige muito mais conhecimento técnico. Isso inviabiliza que pessoas com pouco conhecimento em GNU/Linux possam apreciar dessa excelente ferramenta.

Com a utilização do Verdanatech integraGZ é possível contornar essa dificuldade, reduzindo a dificuldade de instalação à ZERO. Isso permite que administradores se mantenham focado onde realmente é trivial para o Negócio de suas empresas: o gerenciamento da Operação dos Serviços de TI que essas mantêm.

A instalação automática do Zabbix pode ser feita por meio do uso da opção 3 (Zabbix + Verdanatech iGZ) do Verdanatech integraGZ. Esta opção realiza a completa instalação do Zabbix em sua última versão, bem como também instala o Verdanatech iGZ que é a parte do sistema responsável por prover a integração do Zabbix com o Telegram e com o GLPi.

Realizando apenas a integração

Muitas vezes os administradores já possuem o ambiente trabalhando perfeitamente. O que buscam em determinado momento é apenas realizar a integração entre estes sistemas. Pensando em atender essa demanda específica, tomamos como base a inserção da opção 4 (Only Verdanatech iGZ) no instalador.

Esta opção realiza a instalação do módulo integrador no sistema Zabbix, logo, deve ser executada apenas no servidor Zabbix. Após sua execução, o servidor Zabbix estará pronto para abrir chamados no GLPi e enviar mensagens ao Telegram sem a necessidade de qualquer rotina complexa ou edição de código de sistema.

Criando um ambiente de iTSM e NOC do ZERO

Caso você não possua nenhum dos sistemas instalados, pode recorrer a opção 1 (Verdanatech iGZ (complete instalation)) do instalador Verdanatech integraGZ.

telegram integragz zabbix glpi

Para usar esta opção, basta ter um sistema GNU/Linux Debian 9 ou CentOS 7 instalados. Não é necessário qualquer configuração ou software adicional para isso. O instalador resolverá todas as dependências para você e lhe entregará o ambiente pronto para a entrada em produção.

Procedimento de instalação

A instalação em uma distribuição Debian e CentOS se diferem apenas em um aspecto:

o CentOS, em sua instalação mínima, não traz o aplicativo ‘wget’, responsável por fazer download de arquivos via rede. Logo, teremos de usar de um outro recurso em mãos que é o aplicativo ‘curl’.

Este fato acarreta na alteração apenas da primeira linha de comando e todo o restante do processo passa a ser identico:

Instalando o GLPi e Zabbix de forma automática

Para realizar a instalação, o usuário deverá apenas atentar-se aos comandos abaixo e repeti-los de acordo com sua distribuição Linux em uso.

É importante salientar que os sistemas Linux são “Case Sensitives” logo, letras maiúsculas são diferentes de minúsculas. Atente-se a este fato ao ler as linhas de código abaixo.

GNU/Linux Debian 9

Para realizar a instalação em um servidor GNU/Linux Debian 9, basta executar os comandos abaixo como administrador (usuário root) do sistema:

wget https://www.verdanatech.com/scripts/integraGZ.sh
chmod +x integraGZ.sh
./integraGZ.sh

GNU/Linux CentOS 7

Para realizar a instalação em um servidor GNU/Linux CentOS 7, basta executar os comandos abaixo como administrador (usuário root) do sistema:

curl https://www.verdanatech.com/scripts/integraGZ.sh > integraGZ.sh
chmod +x integraGZ.sh
./integraGZ.sh

O resto da instalação

Ao executar o comando “./integraGZ.sh” o usuário será levado uma tela de boas vindas e em seguida abrirá o menu de instalação. Neste menu o usuário deve selecionar a opção que lhe convir, tal como apresentado anteriormente neste post. O restante da instalação dar-se-á de forma automática pelo programa, tendo este apenas de interagir para informar a senha para os bancos de dados do GLPi e do Zabbix.

Menu integraGZ

Suporte e Consultoria

Caso precise de suporte profissional para sua central de serviços, departamento de TI ou NOC, a Verdanatech Soluções em TI conta com os melhores profissionais da América Latina em GLPi, Zabbix e em Gestão e Governança em TI. Todos são referências em suas áreas profissionais com livros e artigos publicados sobre o assunto e estão à disposição para criação e execução de projetos que de fato transformem sua empresa em um verdadeiro agregador de valor.

Deixe o seu comentário

Quer receber nossas atualizações com conteúdos exclusivos?

Deixe seu contato

Mais artigos para você explorar

Instalação do Agente Fusioninventory em MacOS e Linux
fusioninventory

Instalação do Agente Fusioninventory em MacOS e Linux

Faça de forma rápida e e fácil a instalação do Agente Fusioninventory em sistemas MacOS, CentOS, Debian e Ubuntu com o script de automação da Verdanatech e garanta o correto inventário da sua Empresa e de seus Cliente. Pensou GLPi, pensou Verdanatech!

Install glpi debina
GLPI

Como instalar GLPi 9.5 [9.5.4]

Aprenda de forma rápida e direta a instalar o GLPi 9.5 em um GNU/Linux Debian 10.Recentemente foi liberada pela Teclib a nova versão do GLPi, a 9.5. Porém, em poucos dias já foi lançada uma nova versão (9.5.1) com correções de BUGs, inclusive de segurança.