Aprenda como funciona o GLPi ou Fusioninventotry Agent e faça...
Leia maisZabbix Proxy 3.4 no PFSense
-
Halexsandro de Freitas Sales
- 11/10/2017
Compartilhe esse post
Temos orgulho em ser a primeira empresa no mundo a viabilizar a utilização do Zabbix Proxy 3.4 com o PFsense para a comunidade de software livre.
Uma das características que vem marcando o fantástico NMS Zabbix é a velocidade de sua adoção no Brasil. Claro que podemos ainda citar sua alta qualidade, versatilidade, escalabilidade dentre outras coisas mais. Mas, o que este post vem chamar a atenção é quanto ao quesito “Liberação de versões” .
A Zabbix SIA, mantenedora do software, vem em um ritmo de desenvolvimento que deixa muitas empresas de queixo caído de uns tempos para cá. Embora isso seja algo muito positivo, faz com que outras empresas menores que entregam o Zabbix como parte de suas soluções, não consigam acompanhar e se manterem tão atualizadas.
Isso gera um retardo na adoção da nova versão do sistema e utilização dos novos recursos disponíveis. Incapacitando inclusive que empresas possam realizar a atualização de suas bases de produção.
Mas o que é o Zabbix exatamente?
Você pode conhecer um pouco mais sobre o sistema de gerenciamento de redes Zabbix aqui em nosso site.
Por que este esforço
Este trabalho patrocinado pela Verdanatech tomou como iniciativa o investimento em gerar binários do sistema em sua versão atualizada (3.4) para o sistema de Firewall PFSense, produto que também utilizamos como solução em nossos clientes e prestamos consultoria em implantação.
O PFSense já distribui o Zabbix Proxy por meio dos repositórios do FreeBSD e do próprio projeto PFSense porém, a versão dos binários ainda estão na versão 3.0 e ainda não encontramos informações de quando será liberada a vesão do zabbix proxy 3.4 para o PFSense, ou mesmo se esta será liberada de fato.
Sendo o Zabbix uma das especialidades da Verdanatech, estarmos atualizados com as novidades do sistema e tornarmos isso algo acessível para a comunidade de software livre, vai de encontro a nossa Estratégia de Negócios .
Como instalar o Zabbix Proxy 3.4 no PFSense
De forma simples, explicaremos o básico sobre a arquitetura do sistema usando o conceito de Gerenciamento de Rede. Podemos afirmar que a arquitetura do sistema Zabbix se divide em basicamente 3 partes:
Gerente
Responsável por centralizar o gerenciamento da rede.
Esta parte trata-se do Zabbix Server. Onde também está incluso uma interface web que interage diretamente com os binários do Server e com o banco de dados. Mas isso é assunto para um outro momento devido ao nível de detalhes.
Agente
Os agentes são responsáveis por permitir a extração de dados de ativos de rede (switch, roteador, servidor, etc ). Hoje, o principal protocolo de rede é o protocolo SNMP (Simple Network Manage Protocol / Protocolo Simples de Gerenciamento de Redes). Mas o SNMP possui algumas limitações e fica totalmente restrito a implantação desenvolvida pelos fabricantes dos ativos.
De forma a contornar essa limitação importa pelo SNMP e demais protocolos, o Zabbix oferece um Agente a ser instalado em Sistema Operacionais como GNU/Linux ou qualquer outro Unix-LIKE, MAC OS e Windows. Isso permite a total coleta de dados que se faça necessário. Dando asas a imaginação de administradores de rede sem que haja qualquer limite para aplicação e utilidade do sistema.
Proxy
A utilização do Proxy lhe permite distribuir a carga de trabalho e contornar diversos problemas de infraestrutura e organização do ambientes de redes mais complexos. Com sua utilização, é possível trabalhar com redes distribuídas geograficamente sem a perda de interatividade entre Gerentes e Agentes por conta de deficiências entre protocolos e a própria internet. Além é claro, de permitir também o tráfego de informações de forma segura e criptografada entre as pontas de rede.
É justamente na distribuição do monitoramento que se concentra a justificativa deste projeto. Sendo o PFSense uma solução de borda de rede, nada mais simples que o Zabbix Proxy rode nele, evitando a necessidade de termos mais um ativo de rede a gerenciar apenas para execução deste processo.
O que foi feito pela Verdanatech
O esforço que a Verdanatech teve para viabilizar a utilização do Zabbix Proxy 3.4 no PFSense foi mínima, se comparado ao grandioso esforço da Zabbix SIA em criá-lo e da comunidade de software livre em utilizar as versões de teste e auxiliar na melhoria do ambiente.
Nós apenas geramos o binário a partir do código fonte disponibilizado pela Zabbix SIA e criamos o instalador para automatizar todo o processo para os usuários com menos experiência.
Licença de uso do projeto
Todo este projeto foi desenvolvido pela Verdanatech para uso em nossos processos de trabalho e para beneficiar a comunidade de software livre que utiliza-se da solução Zabbix.
O projeto e códigos desenvolvidos pela Verdanatech Soluções em TI estão licenciados pela GPL. Os demais softwares seguem as licenças de seus desenvolvedores e podem ser utilizados de forma livre por qualquer usuário e para qualquer fim, seja ele comercial ou não.
Garantia e suporte da solução
Empresas que desejem suporte no projeto, atualizar seu parque para a mais nova versão do sistema Zabbix ou ainda contratar consultoria em Gerenciamento de Redes e restruturação do ambiente de monitoramento podem contatar-nos diretamente para isso através de nossa página de contato.
O suporte não oficial as nossas soluções são realizados de forma voluntária por nossos colaboradores sem estabelecer qualquer vínculo comercial ou obrigatório com a Verdanatech.
- A Verdanatech Soluções em TI não se responsabiliza por qualquer erro ou perda de informação durante a utilização da solução.
- A Verdanatech Soluções em TI restringe o suporte e apoio comercial apenas a Clientes que possuam contrato de prestação de serviço formalmente assinados.
- A Verdanatech Soluções em TI permite e incentiva todos seus colaboradores a prestarem auxílio a comunidade de software livre em caráter não obrigatório porém, as ações e resultados ocasionados a terceiros não podem ser computados à responsabilidade da Verdanatech Soluções em TI.
Procedimento de instalação
Nosso objetivo principal foi deixar o projeto o mais simples possível para que usuários sem muito conhecimento técnico consiga utilizá-lo sem qualquer dificuldade.
A seguir, temos um passo a passo para que você possa utilizar o projeto.
Pré-requisitos
Você deve possuir um UTM Firewall PFSense na versão 2.3.4 instalado e com acesso a internet.
Será necessário ainda o acesso ao prompt de comandos, seja ele diretamente no console do equipamento por meio de um monitor e teclado ou via rede, por meio do protocolo SSH ().
Passo 1
Acesse o prompt de comando do seu PFSense (leia os requisitos) e, após autenticar-se, selecione a opção “8” para ter acesso a linha de comandos.
Passo 2
Estando logado no firewall, baixe o instalador “pfzp34.sh”, adicione privilégio de execução ao instalador e execute-o:
fetch https://www.verdanatech.com/scripts/pfzp34.sh chmod +x pfzp34.sh ./pfzp34.sh
A execução do script inicializará logo após a tela de saudação e pode demorar alguns minutos, dependendo da sua conexão com a internet:
Por fim, será exibida a mensagem de que o processo foi finalizado:
Passo 3
A validação da versão do Zabbix Proxy pode ser feita diretamente pela execução do comando a seguir ( usando -V ou –version):
/usr/local/sbin/zabbix_proxy --version
Pós instalação
Após a instalação, todo o serviço é gerenciado pela interface web do PFSense, sem a necessidade de execução de mais códigos.
Agradecimentos
Nós da Verdanatech agradecemos a todas as equipes de desenvolvedores e de usuários que contribuem para que essas excelentes ferramentas possuam a qualidade e utilidade que entregam hoje.
Deixe o seu comentário
Quer receber nossas atualizações com conteúdos exclusivos?
Deixe seu contato
Mais artigos para você explorar

Instalação do GLPi Agent em Massa
Aprenda como funciona o GLPi ou Fusioninventotry Agent e faça a instalação do GLPi Agent em massa via GPO em sua rede.

Como instalar o GNU/Linux Debian 12
Se você deseja iniciar em Linux, GLPi ou Zabbix, descubra as maravilhas do GNU/Linux Debian 12 neste guia passo a passo e prepare seus laboratórios para os próximos passos que virão com a #gataVerde!