Uma visão Global sobre o GLPI

Compartilhe esse post

O GLPI (Gestão Livre para Parque de Informática) trata-se de uma plataforma de código fonte aberto (licenciado pela GPL – GNU Public License) desenvolvida para auxiliar departamentos prestadores de serviços a administrarem seus recursos/ativos de uma forma fácil, eficiente e o mais automatizada possível.

A plataforma é desenvolvida tomando como base, conceitos e processos presentes na biblioteca de gestão de serviços em TI, a ITIL® v.3, o que proporciona aos departamentos que a adotarem como sistema de gestão, uma rápida obtenção de resultados e entrega de valor a seus Clientes e Usuários.

Embora desenvolvido diretamente para atender departamentos de informática, o sistema viabiliza sua utilização por qualquer departamento de prestação de serviços, seja ele interno ou externo. Alguns casos de sucesso de implantação incluem: gerenciamento de serviços e manutenção em veículos aeroportuários, empresas de manutenção predial, gestão de serviços em condomínios.

Não importa qual sua área de atuação, se o foco for a prestação de serviços, a Verdanatech possui recursos suficientes para apoiar toda a implantação, incluindo desenvolvimento do GLPI para atender a necessidades específicas para o seu negócio.

Principais Benefícios e Recursos do GLPI

Interface Intuitiva

A interface do sistema é toda baseada na WEB e estruturada de forma simples e objetiva, de forma que os usuários, sejam analistas ou clientes, possam ter acesso rápido a seus recursos.

Tela inicial do sistema GLPI

Suporte multiempresas

O GLPI, por padrão, está pronto para trabalhar tanto em modelo de prestador de serviço interno, quanto externo.

O sistema permite ainda a utilização de múltiplos níveis de gerenciamento: por usuários, por empresas e criação de diferentes níveis de atendimento.

Modelo de atendimento multiempresa GLPI

Suporte nativo a mais de 40 idiomas

O GLPI possui nativamente, suporte a vários idiomas, podendo cada usuário selecionar o idioma que melhor lhe atenda entre 48 opções distintas (GLPI 9.1.3).

Dentre todas as opções de idiomas do GLPI, destacam-se: Português, Inglês e Espanhol.

Seleção de idioma no GLPI

Exportação de dados para PDF, CSV, PNG, SVG, XML e SQL

O GLPI possui suporte a vários métodos de exportação de dados e geração de relatórios:

  • Direto pelo sistema
  • Por meio do uso de plugins
  • Exportação de dados para planilha de cálculo
  • Exportação direta de gráficos para PDF ou PNG
Exportação de dodos para planilha de cálculo com glpi

Sistema de notificações automáticas
O GLPI vem nativamente com recursos para notificação automática. Este importante recurso traz o benefício de aliviar a carga exigida para garantir um bom nível de gerenciamento do ambiente.

Como gatilho principal para o envio de mensagens podemos citar:

  • Ações em chamados
  • Expiração de licenças
  • Expiração de contratos
  • Movimentação de estoque de cartuchos e toner de impressoras
Aviso de expiração de licença

Suporte a agendamento de tarefas automáticas

O GLPI beneficia seus usuários com a execução de rotinas de gerenciamento de TI de forma automática, reduzindo assim os riscos humanos envolvidos na operação da Central de Serviços.

Completo sistema de inventário

O GLPI traz nativamente todos os recursos necessários para a construção de uma completa CMDB (Configuration Manage Data Base – Base de Dados de Gerenciamento de Configuração) além da facilidade de integração com ferramentas de automação de inventário, automatizando assim, o processo para inventário de todo o parque de informática.

Tela de inventários de computadores do GLPI

Processos ITIL®

O GLPI está nativamente pronto para trabalhar os seguintes processos ITIL®:

  • incidentes,
  • requisições,
  • problemas,
  • mudanças e projetos
  • gerenciamento de prioridade,
  • tempo de atendimento e métricas,
  • implantação de regras de negócios
Principais processos ITIL® suportados nativamente pelo GLPI

Sistema de pesquisa de satisfação integrado

A pesquisa de satisfação é uma necessidade básica para o acompanhamento da saúde dos serviços oferecidos, fornecendo para os usuários uma ferramenta para apontarem deficiências ou sugestões de melhoria quanto à qualidade do serviço entregue pela equipe.

O GLPI traz um simples e eficiente recurso para pesquisa de satisfação, tornando possível o estreitamente entre Central de Serviços e Usuários por meio da avaliação da qualidade dos atendimentos prestados.

Suporte a múltiplos métodos de abertura e acompanhamento de chamados

Com a utilização do GLPI é possível a realização de abertura de chamados por diferentes métodos de forma rápida e fácil:

  • E-mail,
  • API
  • Interface Web
  • SQL
Processo de abertura de chamados no GLPI

Criação de base de conhecimento e FAQ

O GLPI possui recursos nativos para a perfeita criação, gestão, disponibilização e compartilhamento do conhecimento.
Com o GLPI é possível ainda o compartilhamento de conhecimento diretamente com os usuários, criando assim, um importante banco de dados denominado de FAQ (frequently asked questions – perguntas mais frequentes).

Conhecimento publicado no GLPI

Modelo de Desenvolvimento do GLPI

Inicialmente (2002) o projeto foi desenvolvido e mantido pela Indepnet (www.indepnet.net), uma associação francesa com o objetivo de desenvolver software de código fonte aberto e licenciado pela GPL (http://www.fsf.org/).

Em 2015, o controle do desenvolvimento do sistema GLPI passou para as mãos da empresa Francesa Teclib (www.teclib.com) com o objetivo de melhor controlar o desenvolvimento do sistema e criar estratégias para aumentar sua adoção como plataforma de gestão de serviços em TI ao redor do mundo.

O desenvolvimento do projeto é mantido todo em aberto na plataforma online GitHub e pode ser acessado por qualquer pessoa, seja para simplesmente baixar, contribuir ou, até mesmo, copiá-lo por inteiro para dar início a um novo projeto, tomando este como base para início.

Modelo de Licenciamento

O código do sistema GLPI está licenciado sob a GPL v. 2, o que garante a todos o acesso irrestrito ao código e utilização do sistema para qualquer fim, preservando todos os direitos e liberdades previstas na licença GPL e, impedindo inclusive, que qualquer detentor do código o feche e iniba sua utilização por outras pessoas ou empresas.

Das garantias da licença

Liberdade de usar o software para qualquer finalidade,

Liberdade de mudar o software para atender às suas necessidades,

Liberdade de compartilhar o software com outras pessoas ou entidades, e

Liberdade de compartilhar as mudanças que você faz.

Maiores detalhes sobre a GPL
Explicações sobre a GPL
Texto original da licença de utilização do sistema GLPI

Deixe o seu comentário

Quer receber nossas atualizações com conteúdos exclusivos?

Deixe seu contato

Mais artigos para você explorar

A nova interface do GLPi 10
GLPi 10

Perdendo o medo do GLPi 10: A nova Interface

Conheça em detalhes as principais novidades e diferenças na interface gráfica do GLPi 10.0 em comparação com a verão 9.5 e anteriores para te deixar mais tranquilo com o processo de atualização e mudança do sistema, além de alguns detalhes sobre os plugins da Verdanatech presente em todas as instâncias Verdanadesk.

Como instalar o Grafana
GLPI

Como instalar o Grafana

Aprenda com este novo #pulo da #gataVerde como instalar o Grafana, um dos visualizadores de dados opensource mais usados e eficiente do mundo.
Post atualizo com correção de BUG de segurança. Recomendamos a atualização URGENTE em ambientes de produção.