Uma visão Global sobre o GLPI

Compartilhe esse post

O GLPI (Gestão Livre para Parque de Informática) trata-se de uma plataforma de código fonte aberto (licenciado pela GPL – GNU Public License) desenvolvida para auxiliar departamentos prestadores de serviços a administrarem seus recursos/ativos de uma forma fácil, eficiente e o mais automatizada possível.

A plataforma é desenvolvida tomando como base, conceitos e processos presentes na biblioteca de gestão de serviços em TI, a ITIL® v.3, o que proporciona aos departamentos que a adotarem como sistema de gestão, uma rápida obtenção de resultados e entrega de valor a seus Clientes e Usuários.

Embora desenvolvido diretamente para atender departamentos de informática, o sistema viabiliza sua utilização por qualquer departamento de prestação de serviços, seja ele interno ou externo. Alguns casos de sucesso de implantação incluem: gerenciamento de serviços e manutenção em veículos aeroportuários, empresas de manutenção predial, gestão de serviços em condomínios.

Não importa qual sua área de atuação, se o foco for a prestação de serviços, a Verdanatech possui recursos suficientes para apoiar toda a implantação, incluindo desenvolvimento do GLPI para atender a necessidades específicas para o seu negócio.

Principais Benefícios e Recursos do GLPI

Interface Intuitiva

A interface do sistema é toda baseada na WEB e estruturada de forma simples e objetiva, de forma que os usuários, sejam analistas ou clientes, possam ter acesso rápido a seus recursos.

Tela inicial do sistema GLPI

Suporte multiempresas

O GLPI, por padrão, está pronto para trabalhar tanto em modelo de prestador de serviço interno, quanto externo.

O sistema permite ainda a utilização de múltiplos níveis de gerenciamento: por usuários, por empresas e criação de diferentes níveis de atendimento.

Modelo de atendimento multiempresa GLPI

Suporte nativo a mais de 40 idiomas

O GLPI possui nativamente, suporte a vários idiomas, podendo cada usuário selecionar o idioma que melhor lhe atenda entre 48 opções distintas (GLPI 9.1.3).

Dentre todas as opções de idiomas do GLPI, destacam-se: Português, Inglês e Espanhol.

Seleção de idioma no GLPI

Exportação de dados para PDF, CSV, PNG, SVG, XML e SQL

O GLPI possui suporte a vários métodos de exportação de dados e geração de relatórios:

  • Direto pelo sistema
  • Por meio do uso de plugins
  • Exportação de dados para planilha de cálculo
  • Exportação direta de gráficos para PDF ou PNG
Exportação de dodos para planilha de cálculo com glpi

Sistema de notificações automáticas
O GLPI vem nativamente com recursos para notificação automática. Este importante recurso traz o benefício de aliviar a carga exigida para garantir um bom nível de gerenciamento do ambiente.

Como gatilho principal para o envio de mensagens podemos citar:

  • Ações em chamados
  • Expiração de licenças
  • Expiração de contratos
  • Movimentação de estoque de cartuchos e toner de impressoras
Aviso de expiração de licença

Suporte a agendamento de tarefas automáticas

O GLPI beneficia seus usuários com a execução de rotinas de gerenciamento de TI de forma automática, reduzindo assim os riscos humanos envolvidos na operação da Central de Serviços.

Completo sistema de inventário

O GLPI traz nativamente todos os recursos necessários para a construção de uma completa CMDB (Configuration Manage Data Base – Base de Dados de Gerenciamento de Configuração) além da facilidade de integração com ferramentas de automação de inventário, automatizando assim, o processo para inventário de todo o parque de informática.

Tela de inventários de computadores do GLPI

Processos ITIL®

O GLPI está nativamente pronto para trabalhar os seguintes processos ITIL®:

  • incidentes,
  • requisições,
  • problemas,
  • mudanças e projetos
  • gerenciamento de prioridade,
  • tempo de atendimento e métricas,
  • implantação de regras de negócios
Principais processos ITIL® suportados nativamente pelo GLPI

Sistema de pesquisa de satisfação integrado

A pesquisa de satisfação é uma necessidade básica para o acompanhamento da saúde dos serviços oferecidos, fornecendo para os usuários uma ferramenta para apontarem deficiências ou sugestões de melhoria quanto à qualidade do serviço entregue pela equipe.

O GLPI traz um simples e eficiente recurso para pesquisa de satisfação, tornando possível o estreitamente entre Central de Serviços e Usuários por meio da avaliação da qualidade dos atendimentos prestados.

Suporte a múltiplos métodos de abertura e acompanhamento de chamados

Com a utilização do GLPI é possível a realização de abertura de chamados por diferentes métodos de forma rápida e fácil:

  • E-mail,
  • API
  • Interface Web
  • SQL
Processo de abertura de chamados no GLPI

Criação de base de conhecimento e FAQ

O GLPI possui recursos nativos para a perfeita criação, gestão, disponibilização e compartilhamento do conhecimento.
Com o GLPI é possível ainda o compartilhamento de conhecimento diretamente com os usuários, criando assim, um importante banco de dados denominado de FAQ (frequently asked questions – perguntas mais frequentes).

Conhecimento publicado no GLPI

Modelo de Desenvolvimento do GLPI

Inicialmente (2002) o projeto foi desenvolvido e mantido pela Indepnet (www.indepnet.net), uma associação francesa com o objetivo de desenvolver software de código fonte aberto e licenciado pela GPL (http://www.fsf.org/).

Em 2015, o controle do desenvolvimento do sistema GLPI passou para as mãos da empresa Francesa Teclib (www.teclib.com) com o objetivo de melhor controlar o desenvolvimento do sistema e criar estratégias para aumentar sua adoção como plataforma de gestão de serviços em TI ao redor do mundo.

O desenvolvimento do projeto é mantido todo em aberto na plataforma online GitHub e pode ser acessado por qualquer pessoa, seja para simplesmente baixar, contribuir ou, até mesmo, copiá-lo por inteiro para dar início a um novo projeto, tomando este como base para início.

Modelo de Licenciamento

O código do sistema GLPI está licenciado sob a GPL v. 2, o que garante a todos o acesso irrestrito ao código e utilização do sistema para qualquer fim, preservando todos os direitos e liberdades previstas na licença GPL e, impedindo inclusive, que qualquer detentor do código o feche e iniba sua utilização por outras pessoas ou empresas.

Das garantias da licença

Liberdade de usar o software para qualquer finalidade,

Liberdade de mudar o software para atender às suas necessidades,

Liberdade de compartilhar o software com outras pessoas ou entidades, e

Liberdade de compartilhar as mudanças que você faz.

Maiores detalhes sobre a GPL
Explicações sobre a GPL
Texto original da licença de utilização do sistema GLPI

Deixe o seu comentário

Quer receber nossas atualizações com conteúdos exclusivos?

Deixe seu contato

Mais artigos para você explorar

Install glpi debina
GLPI

Como instalar GLPi 9.5 [9.5.8]

Aprenda de forma rápida e direta a instalar o GLPi 9.5 em um GNU/Linux Debian 11. Recentemente foi liberada pela Teclib a nova versão do GLPi, a 9.5. Porém, em poucos dias já foi lançada uma nova versão (9.5.1) com correções de BUGs, inclusive de segurança.

Instalação do GLPi agent em massa
GLPi Agent

Instalação do GLPi Agent em Massa

Aprenda como funciona o GLPi ou Fusioninventotry Agent e faça a instalação do GLPi Agent em massa via GPO em sua rede.