Máquina virtual com GLPi, Zabbix e Grafana

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Baixe e use uma máquina virtual completa com GLPi, Zabbix e Grafana já instalados. Essa máquina foi feita pela Verdanatech Soluções em TI para a Comunidade brasileira de Software Livre.

É com imenso prazer e ainda em ritmo de comemoração natalina que liberamos para a Comunidade de Software Livre brasileira mais um de nossos produtos, a VerdanatechLAB.

VerdanatechLAB trata-se de uma máquina virtual munida do sistema operacional GNU/Linux Debian, ITSM GLPi, NMS Zabbix e a suíte de análise e visualização de métricas Grafana, todos prontos para uso e estudo em Laboratórios.

Esta máquina foi construída para os treinamentos ministrados pela Verdanatech e visa acelerar o aprendizado dos alunos durante o curso, criando uma camada de abstração no que tange Sistema Operacional e mantendo o aluno focado no desenvolvimento do Curso e Operação das Ferramentas propostas, tal como GLPi, Zabbix e Grafana.

A máquina está no formato OVA e pode ser facilmente importada pelo virtualizador Virtualbox.

A ideia é que as aplicações sejam sempre atualizadas e a máquina versionada no mesmo link para que esteja sempre disponível a versão mais atual dos sistemas.

Para além de estudos no desenvolvimento do conhecimento em torno das ferramentas citadas, existe também o intuito de disponibilizar aos mais entusiastas um ambiente de teste para que possam avaliar as novas funcionalidades dos sistemas assim que lançados.

É importante salientar que a máquina virtual está tanto com o zabbix Server, quanto com o zabbix Proxy. Por tanto, o aluno pode usar a mesma VM para testar cenários mais complexos de monitoramento distribuído, desde que não tente levantar ambos serviços.

Também está incluso na VerdanatechLAB o projeto integraGZ da Verdanatech, para que o aluno possa usar da integração entre os sistemas GLPi e Zabbix sem muito esforço e com necessidade de execução de comandos no terminal do Sistema Operacional.

Dados de Acesso a VM

Para baixar a VM, basta acessar o seguinte endereço:

IMAGEM PARA DOWNLOAD

Concluído o Download, importe a máquina virtual para o seu virtualizador – recomendamos o Virtualbox como ambiente de teste em laboratório devido sua simplicidade e licença de uso.

Nota: no Virtualbox, basta acessar “Arquivo (F) > Importar Appliance (I)”. Será aberta uma caixa para que navegue e selecione a máquina baixada.

A máquina virtual está com a seguinte configuração de acesso:

Usuário: root

Senha: verdanatech

Inicializando os serviços

Todos os serviços da máquina virtual estão desativados. Essa medida foi tomada devido ao objetivo pedagógico que se propõem em nossos cursos.

Para inicializar os serviços, os alunos devem utilizar o comando “systemctl”.

Iniciando o GLPi

O sistema GLPi trata-se de uma aplicação desenvolvida para rodar em um ambiente WEB, para tanto, o mesmo necessita de um serviço de hospedagem de página e um banco de dados MySQL/MariaDB para armazenamento de seus dados.

Logo, execute os seguintes comandos para inicializar o sistema GLPi:

systemctl start apache2 mysql

Iniciando o Zabbix

O sistema Zabbix, diferentemente do GLPi, apesar de possuir uma interface de configuração WEB (frontend) necessita de um processo rodando em tempo no servidor.

Nesta máquina virtual temos 3 sabores distintos de executáveis Zabbix para rodar:

  • Zabbix Server
  • Zabbix Proxy
  • Zabbix Agent

É importante salientar que, tanto o Zabbix Server quanto o Zabbix Proxy utilizam-se do mesmo socket de rede e portanto, não podem ser inicializados ao mesmo tempo nessa máquina virtual.

Nota: É possível alterar os sockets nativos das aplicações. Caso tenha essa necessidade, recorra ao grupo ZabbixBR no telegram.

Para inicializar os serviç zabbix-agent:

systemctl start zabbix-agent

Para inicializar o zabbix-server:

systemctl start zabbix-server mysql apache2  

Nota: no caso do zabbix-server, o mesmo precisa do MySQL/MariaDB para armazenar seus dados e do Apache para que possamos acessar seu fronted.

Para inicializar o zabbix-proxy:

systemctl start zabbix-proxy

Nota: a máquina virtual possui o zabbix-proxy para utilizar em conjunto com o SQLite3, um banco de dados mais leve que o MySQL.

Para iniciar o Grafana:

systemctl start grafana-server

Acessando o FrontEnd do Zabbix e do GLPi

A máquina virtual está configurada para obter endereço IP de forma dinâmica. Isso permitirá que ela funcione perfeitamente em seu ambiente, bastando apenas ter um equipamento que distribua IPs na rede.

Para descobrir qual endereço a máquina recebeu em sua rede, basta digitar o comando a seguir:

hostname -I

Munido do endereço IP da máquina virtual, basta abrir os seguintes endereços em um navegador de internet:

  • GLPi – http://endereçoIP/glpi
    • Usuário: verdanatech
    • Senha: verdanatech
  • Zabbix – http://endereçoIP/zabbix
    • Usuário: verdanatech
    • Senha: verdanatech
  • Grafana – http://endereçoIP:3000
    • Usuário: admin
    • Senha: verdanatech

Nota: observe que o Grafana trabalha em uma porta alta (3000), sendo necessário utilizar esta referência no endereço passado ao navegador de internet.

Suporte e Licença de Uso

Esta máquina virtual está sendo disponibilizada sem quaisquer garantias à quem se interessar em realizar testes ou usá-la para qualquer que seja o fim.

A Verdanatech não prestará qualquer nível de suporte direto ou indireto aos usuários deste produto senão, o suporte dado durante os Treinamentos executados pela própria Empresa.

A Verdanatech não se responsabiliza pelo uso que for feito deste produto, bem como pelos dados armazenados ou perdidos por usuários.

As licenças de uso dos programas que compõem a máquina virtual são de livre distribuição e uso. Pesquise-os e entenda-os para garantir a sua liberdade de uso e distribuição.

A Verdanatech incentiva o uso e o compartilhamento de software livre e respeita e preserva os direitos concedidos pelas licenças de Software Livre, fique a vontade para usar e alterar esta máquina virtual como bem entender e para e compartilhá-la com quem quiser.

Deixe o seu comentário

Quer receber nossas atualizações com conteúdos exclusivos?

Deixe seu contato

Mais artigos para você explorar

Instalação do Agente Fusioninventory em MacOS e Linux
fusioninventory

Instalação do Agente Fusioninventory em MacOS e Linux

Faça de forma rápida e e fácil a instalação do Agente Fusioninventory em sistemas MacOS, CentOS, Debian e Ubuntu com o script de automação da Verdanatech e garanta o correto inventário da sua Empresa e de seus Cliente. Pensou GLPi, pensou Verdanatech!

Install glpi debina
GLPI

Como instalar GLPi 9.5 [9.5.4]

Aprenda de forma rápida e direta a instalar o GLPi 9.5 em um GNU/Linux Debian 10.Recentemente foi liberada pela Teclib a nova versão do GLPi, a 9.5. Porém, em poucos dias já foi lançada uma nova versão (9.5.1) com correções de BUGs, inclusive de segurança.