Como instalar o Debian 11 (Bullseye)

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Aprenda a instalar o GNU/Linux Debian 11 (Bullseye) e tenha em mãos um sistema operacional completo para seus laboratários GLPi e Zabbix.

Não estranhe em um momento deste encontrar um Post nosso ensinando como instalar o Debian 11. Aqui na Verdanatech, estamos avançando e dando nosso #proximoPasso no Planejamento Estratégico. Então, este tipo de conteúdo tem tudo a ver com este nosso novo momento.

Grande parte da informação aqui postada foi retirada diretamente das páginas do Projeto Debian:

http://www.debian.org.

Visite o site e conheça melhor o Projeto.

Objetivo deste Post

Neste Post temos como objetivo que você, mesmo que nunca tenha usado ou instalado um sistema GNU/Linux, consiga sair do ZERO absoluto e terminar com um sistema operacional GNU/Linux Debian 11 instalado sem grandes complicações.

Neste curto vídeo, apresentamos de forma rápida e prática como fazer uma instalação simples. Muito útil para marinheiros de primeira viagem que estão a dar seus primeiros passos com o Linux.

Posteriormente, você poderá expandir seus conhecimentos e preparar o ambiente para instalação do GLPi ou Zabbix, por exemplo!

Caso você já possua o Debian 10 instalado e queira apenas ATUALIZAR a sua versão para a 11 então, assista a este vídeo aqui:

Sobre o Projeto Debian

O Debian foi criado em agosto de 1993 por Ian Murdock, como uma nova distribuição que seria feita abertamente, no espírito do Linux e do projeto GNU.

O Debian foi concebido para ser cuidadosamente e conscientemente organizado, e para ser mantido e suportado com cuidado similar. Tudo começou como um pequeno grupo de hackers de Software Livre que, gradativamente, cresceu e tornou-se uma grande e organizada comunidade de desenvolvedores(as) e usuários(as). Veja a história detalhada.

O Projeto Debian hoje, trata-se de uma associação de indivíduos que têm como causa comum criar um sistema operacional livre. Isso trás garantias para o Projeto que não são possíveis quando se tem uma Corporação detentora da direção do Projeto.

Um caso triste a ser citado tendo uma Corporação Centralizadora do Projeto foi a recente descontinuação, por parte da Red Hat, da distribuição CentOS. Esta ação tomada “de supetão” pela Empresa gerou uma legião de órfãos que agora estudam para qual nova plataforma migrar seus Servidores e Serviços.

Já o Debian…

como o Projeto possui uma equipe muito grande e sem elos corporativos, seria necessário um movimento em massa de toda a equipe para que se descontinuasse o Projeto. Algo praticamente impossível de acontecer.

A Comunidade de Desenvolvedores

O Debian é produzido por aproximadamente mil desenvolvedores(as) ativos(as) espalhados(as) pelo mundo que são voluntários(as) em seu tempo livre. Poucos(as) desenvolvedores(as) se conhecem pessoalmente. A comunicação é realizada principalmente através de e-mail (listas de discussão em lists.debian.org) e IRC (canal #debian-br em português, ou #debian em inglês, no irc.debian.org).

O Projeto Debian tem uma estrutura organizada cuidadosamente. Para mais informações sobre como o Debian é internamente, sinta-se livre para navegar pelo canto dos(as) desenvolvedores(as).

Os principais documentos que explicam como a comunidade funciona são:

O Debian também é conhecido como “o Sistema Operacional Universal”. E não é para menos, tal título!

O Debian é uma das distribuições mais difundidas e flexíveis no mundo, rodando nos mais variados tipos de Projetos, sejam eles científicos, acadêmicos ou corporativos. O sistema possui suporte as mais variáveis arquiteturas de processadores. A seguir, citamos algumas:

  • i386 (32 bits)
  • amd64 (64 bits)
  • armv7l (utilizada em placas como raspberry PI3)
  • armhf
  • arm64
  • armel
  • dentre outras…

A Verdanatech e o Projeto Debian

Aqui na #gataVerde, o Debian é o “queridinho” de nossos desenvolvedores, consultores e analistas. Roda do pessoal de N1 até no notebook da diretoria.

Apesar do Debian ser o “Grande Astro” na empresa,

é importante frisar que defendemos a liberdade dos funcionários escolherem os Sistemas Operacionais para suas Estações de Trabalho de forma que tenham a melhor entrega de resultados possíveis.

Nossa única política sobre escolha e uso de software é:

Pirataria Zero!

Halexsandro Sales

O sistema Debian é utilizado nas mais diversas oportunidades:

  • Entrega de serviços gerenciados
  • Sistemas de automação
  • Sistemas de monitoramento
  • Gerenciadores de Rede
  • Produtos de inovação
  • Virtualizadores
  • Clusters
  • Storages
  • Treinamentos Servicedesk com GLPi
  • Treinamentos Gerenciamento de redes e serviços com Zabbix
  • dentre vários outros projetos…

Em todas as nossas investidas com o sistema Debian, fomos muito bem sucedidos.

Conclusão

O sistema Debian é sem dúvida uma das melhores, senão a melhor, escolha para uso quando o assunto é GNU/Linux. Encorajamos você fortemente a aprender mais sobre o sistema acessando o site do Projeto em www.debian.org.

Grande abraço, paz e sucesso, estes são os votos da #gataVerde para você!

Deixe o seu comentário

Quer receber nossas atualizações com conteúdos exclusivos?

Deixe seu contato

Mais artigos para você explorar

Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Projetos

Como Gerenciar Projetos no GLPi

Aprenda a Gerenciar Projetos no GLPi de forma rápida e fácil usando conceitos do PMBOK, PMC (Project Model Canvas) e Verdanadesk.

GLPI

Como Fazer Backup do GLPi

Aprenda como fazer backup do GLPi de forma simples, rápida e com um nível mínimo de garantia.
Por que realizar backup?
Tão importante quanto ter um sistema de Gestão de Serviços operando, é garantir que ele esteja de fato disponível sempre que necessário e que possa ter ainda a capacidade de ser recuperado em caso de desastres.