GLPi 9.5 sendo descontinuado

Compartilhe esse post

O GLPi 9.5 está com morte marcada. Leia nosso post e assista nosso conteúdo para entender quando e como proceder para garantir que não tera problemas para sua migração.

O GLPi 9.5 está sendo descontinuado pela Teclib em 30 de julho de 2023. Isso significa que não receberá mais recursos adicionais e sequer atualizações de segurança. Insistir em manter a versão 9.5 do GLPi em produção pode gerar riscos para sua empresa e serviços de TI, uma vez que podem enfrentar problemas de segurança e funcionalidade com o tempo. Neste post, discutiremos os motivos por trás da decisão de descontinuação do GLPi 9.5 e as opções disponíveis para as empresas que utilizam esta plataforma.

Vídeo sobre o conteúdo

Ultimato

A Teclib, mantenedora oficial do GLPi anunciou que não continuará a desenvolver o GLPi 9.5. O anúncio foi realizado à toda a comunidade no último dia 06 de julho de 2023.

Com isso, é importante que as Empresas que usam o sistema GLPi na versão 9.5 corram para se preparar para uma atualização para a versão 10.0.X do sistema, ou uma ainda mais recente, a depender de quando está lendo este material.

Qual versão do GLPi deve ser usada em produção

O sistema GLPi possui uma característica um tanto quanto peculiar. Embora seja relativamente simples fazer a atualização do sistema GLPi para uma nova versão, é quase impossível realizar um retorno para uma versão anterior. Logo, administradores do sistema GLPi que pensam em fazer um ugrade, devem pensar muito nos riscos envolvidos no processo. Não apenas do ponto de vista da operação, mas também do negócio.

Constantemente são liberadas novas versões do sistema contendo correções de falhas, incluindo falhas de segurança que possam expor instâncias do sistema para pessoas mal intencionadas.

Linha do tempo de liberações de versões do GLPi
Mapa de liberações do GLPi

Impacto da migração para GLPi 10

Ao migrar da versão 9.5 para GLPi 10.0 é necessário que o administrador leve em conta os riscos e impactos em sua base de produção.

Na @verdanatech, fizemos um estudo com nossa base de clientes de forma a mapearmos os riscos e impactos envolvidos com a migração do ambiente de produção deles da versão 9.5 para a 10.0.

O resultado foi o seguinte:

Análise de impacto para migração do GLPi 9.5 para o GLPi 10.0
Estudo de impacto da migração para o GLPi 10

Mitigando problemas de migração para o GLPi 10.0

Como forma de prover a nossos clientes uma migração bem sucedida, nós da Verdanatech atacamos justamente os impactos mapeados.

Entendendo o novo sistema de inventário

Neste post nós explicamos as principais características do GLPi-Agent e métodos de uso e instalação em massa:

Como instalar o GLPi Agent em massa via GPO

Vai um dashboard fresquinho? Vai de vReports!

Com a descontinuação do plugin Dashboard, claro que não poderíamos deixar nossos Clientes a verem navio.

Uma decisão que tomamos foi alterar nossos planos de serviço para que o nosso plugin vReports pudesse estar disponível para TODAS as instâncias de nossos Clientes. Isso beneficiou todos os Clientes que migraram para a versão 10.0 e que possuíam nosso plano de menor porte.

Tela do pplugin vReports da Verdanatech
tela do vReports

O vReports é um plugin criado e mantido pela Verdanateh para entregar KPIs (indicadores chave de performance) totalmente alinhado a boas práticas do mercado, tal como normas ABNT (iso20000, iso55001), PMBOK, ITIL®4, dentre outas.

Tela do pplugin vReports da Verdanatech
Tela do vReports
Tela do pplugin vReports da Verdanatech
Tela do vReports para Gestão de Projetos

Conclusão

A boa notícia é que a migração para o GLPi 10.0 agregará muito valor para o seu negócio com novas funcionalidades, novo visual e também no quesito segurança. Somado a isso, podemos também afirmar que estamos de braços abertos para apoiá-lo nessa jornada.

A parte ruim é que não se trata mais de quando ou como. A migração é um caminho obrigatório para quem deseja manter o sistema no ar, tendo em vista os riscos em mantê-lo no ar em versões anteriores.

Precisando de ajuda?

Contate-nos via comercial@verdanatech.com para apoiá-lo. Certamente teremos uma solução para o seu problema.

Deixe o seu comentário

Quer receber nossas atualizações com conteúdos exclusivos?

Deixe seu contato

Mais artigos para você explorar