Aprenda como funciona o GLPi ou Fusioninventotry Agent e faça...
Leia maisComo Gerenciar Projetos no GLPi
-
Halexsandro de Freitas Sales
- 21/10/2021

Compartilhe esse post
Veremos de forma prática e didática como Gerenciar Projetos no GLPi abordando conceitos e técnicas consagradas no mercado, tais como PMC, PMBOK e claro, colocaremos aquele tempero da #gataVerde que você já deve conhecer.
GLPi e Processos Suportados
O GLPi trata-se de um sistema do tipo iTSM (Information Technology Service Management/Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação) que nos beneficia com o suporte a vários processos prescritos na ABNT NBR ISO/IEC200000 e ITIL®4.
Podemos citar alguns processos suportados pela ferramenta:
- Incidentes,
- Requisições,
- Mudanças,
- Problemas,
- Ativos,
- Configuração,
- Base de Conhecimento,
- Portfólio de Serviço,
Fora estes processos e outros ainda não citados, existe um que é trivial para apoiar a entrega de Serviços mas, que nenhum conteúdo tem sido publicado: O Gerenciamento de Projetos.
O Gerenciamento de Projetos do GLPi nos permite ter um nível maior de controle sobre os projetos a serem desenvolvidos e implementados pelos departamentos de prestação de serviços que usam o GLPi.
Aqui vamos dar uma rápida explanação do que é Gerenciamento de Projetos para você que está iniciando nessa área!
O que é um Projeto
Podemos definir Projeto da seguinte forma:
Um conjunto único de processos que consiste em atividades coordenadas e controladas, com data de início e fim para alcançar objetivos específicos.
ABNT NBR ISO 21500:2012
Ciclo de Vida de um Projeto
Em um Projeto, seu ciclo de vida têm início e fim programados e conhecidos entre as partes interessadas.
Para que isso seja possível e para garantir um melhor controle da execução de um projeto, nós o dividimos em fases, podendo essas, variar de acordo com o tamanho e complexidade do projeto.
Processos de Gerenciamento de Projetos
O PMBOK® organiza os processos de gerenciamento de projetos em 5 grupos distintos. Estes grupos são:
- Iniciação
- Planejamento
- Execução
- Monitoramento e Controle
- Encerramento
Todas estas etapas são igualmente importantes para garantir o maior nível de sucesso dos projetos.
Áreas de Conhecimento em Gestão de Projetos
O PMBOK® ainda considera e nos entrega 10 áreas de conhecimento para gerenciar projetos. Essas áreas carregam em si as boas práticas do Gerenciamento de Projetos.
- Escopo
- Cronograma
- Custo
- Qualidade
- Recursos
- Comunicação
- Risco
- Aquisições
- Integração
- Stakeholders
Alguns Exemplos de Projetos
Quando iniciamos a conversa sobre Gerenciamento de Projetos, é comum encontrarmos certa confusão na distinção entre o que é projeto.
Podemos citar como exemplos de projetos os itens a seguir:
- Implantação de Cabeamento estruturado
- Habilitação de Controlador de Domínio em uma Rede
- Criação de um Plugin para o GLPi
- Implantação de uma Central de Serviços com Verdanadesk
- Consultoria iTSM Verdanadesk
Perceba que, se você estiver envolvido em um Projeto, tal como os exemplos citados acima, certamente você gostaria de saber a resposta para algumas questões:
- Quando o projeto iniciará?
- Quanto custará?
- Meus requisitos serão todos atendidos?
- Quem será a interface de controle do projeto?
- Quando o projeto está previsto para finalizar?
Claro que, para além das questões citadas anteriormente, existem várias outras questões não menos importantes como as aqui expostas.
O pulo da Gata Verde
É comum encontrarmos profissionais que alegam não ter espaço em suas agendas para a realização de Gerenciamento de Projetos. Seja por pressão comercial (fator interno), seja por pressão de Clientes (fator externo).
Mas, a pressão sofrida, seja interna ou externa, não justifica o baixo nível de controle.
Este tipo de comportamento compromete a taxa de sucesso dos projetos gerenciados e entregues pelas empresas e, consequentemente, o faturamento e reputação das empresas.
Como boa prática para tornar o processo de Gestão de Projetos mais simples e ágil, adotamos alguns anos atrás na Verdanatech o PMC (Project Model Canvas) para os projetos de pequeno e médio porte.
Esta prática melhorou imensamente o tempo de planejamento, nível de controle, assertividade e qualidade de nossos projetos.
Criamos um fluxo de controle e gestão de back log de projetos onde, toda sexta-feira nos reunimos para alinharmos quanto aos status de novos projetos, atualizar lista de tarefas pendentes, bem como realizarmos o planejamento dos novos projetos vendidos pelo Comercial da Empresa.
O PMC trata-se de uma metodologia de trabalho tão simples e leve que é possível utilizá-la com crianças de 7 anos de idade sem grande dificuldades.


Gerenciando Projetos no GLPi
Tal como temos dito, o GLPi possui um módulo especialista para apoiar no Gerenciamento de Projetos. Ainda não podemos compará-lo com uma ferramenta do nível do ProjectLibre, Microsoft Project e muito menos com o Primavera Project.
Mas, embora simples, existe certa vantagem em usá-la. Ela está totalmente integrada a Central de Serviços, podendo consumir recursos diversos como ativos, chamados, pessoas, fornecedores, contratos dentre outros.
Aqui compartilhamos um pequeno vídeo que fizemos com um de nossos cliente para que este pudesse realizar a criação e acompanhamento de seus projetos dentro do GLPi em sua instância Verdanadesk.
Gostou do conteúdo? Assine nosso canal, compartilhe e deixe um comentário.
Grande abraço, paz e sucesso!
Deixe o seu comentário
Quer receber nossas atualizações com conteúdos exclusivos?
Deixe seu contato
Mais artigos para você explorar

Instalação do GLPi Agent em Massa
Aprenda como funciona o GLPi ou Fusioninventotry Agent e faça a instalação do GLPi Agent em massa via GPO em sua rede.

Como instalar o GNU/Linux Debian 12
Se você deseja iniciar em Linux, GLPi ou Zabbix, descubra as maravilhas do GNU/Linux Debian 12 neste guia passo a passo e prepare seus laboratórios para os próximos passos que virão com a #gataVerde!